POR QUE SOU CANDIDATO?

Domingo , 24 de Outubro de 2010 - 14:18h

Porque um grupo de servidores técnico-administrativos e de professores, ao analisar o cenário da sucessão, viu em minha prática uma alternativa positiva para consolidar o processo atual de construção de nossa Universidade.

Credencia-me, então, uma prática que tem um histórico de lutas pelo fortalecimento da universidade pública, comprometida com a ciência, com a tecnologia, com a cultura e com a democracia, bases da crítica, desde fins dos anos 70. Com 21 anos de UNIR, diria hoje, comprometida, ainda, com a eficiência técnico-administrativa e com o resgate de seus princípios basilares: a autonomia constitucional e o respeito social. Numa palavra: resgatar a imagem da UNIR é fundamental.

Assim, aceito o desafio porque, nos últimos anos, amadureci administrativa e academicamente, mas acima de tudo, porque a democracia é a marca determinante de minhas relações com professores, alunos, técnico-administrativos e pessoal de apoio.

Provam-no a gestão dos cursos nos quais fui coordenador (vários Lato Sensu), os Projetos de Pesquisa e Extensão (Projeto Burareiro de Educação Integral e Projeto de Alfabetização Vila Princesa, em particular), mas, principalmente, as realizações no Campus de Ariquemes.

Portanto, se fui capaz de fazer no específico, posso ajudar a fazer no geral, até porque nada disso fiz sozinho!

Quero compartilhar minhas idéias e propostas com aqueles que querem construir nossa pequena Universidade, com aqueles que querem resolver seus problemas atuais (porque os problemas sempre existirão... ainda bem!), que nos deixam, a todos, insatisfeitos. Mas também quero debater as alternativas com os seus críticos, afinal a crítica não é crítica, se não apresenta alternativas exeqüíveis. E o debate é sempre salutar.

POR QUE APOIO O PROFESSOR JANUÁRIO AMARAL PARA REITOR

Poderia dizer que apoio o Prof. Januário porque temos uma amizade desde 1993; porque sempre estivemos do mesmo lado da barricada, desde então, e prezo muito a história; porque lutamos, criamos e construímos o Campus de Ariquemes, motivos já bastante razoáveis para apoiá-lo. Mas nada disso é tão grandioso, quanto o foi, a determinação dele para aprovar o Projeto REUNI. Ele e um punhado de bravos professores, entre estes, eu, tiveram coragem suficiente para aprovar, sob o fogo cruzado dos contrários, esse Projeto que, na prática, é a maior expansão da universidade pública brasileira, desde 1968.

Eu pergunto: quantos teriam essa coragem? Pense, como não estariam nossas vidas, se o Projeto REUNI não tivesse dado certo, se fosse apenas uma jogada do governo?

Eu aposto na história e não em promessas ou, como diria um grande revolucionário: se queres conhecer alguém, não olhe para a sua boca; olhe para as suas mãos!

Fonte: acmaciel

Quem sou

Passei em três vestibulares (1979, Filosofia; 1980, Administração de Empresa; 1981, Pedagogia – todos na Federal do Amazonas). ...


Links Relacionados

UNIR
UNIR-Ariquemes

 

Banco de Professores

Busque professores cadastrados em meu site


 

Agenda

© 2010 - Todos os direitos reservados - Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel - Rondônia/Brasil - 2010
Total de Acessos: 035676    |    1 usuário(S) conectado(s) no site