BOAS FESTAS AOS AMIGOS E AOS ADVERSÁRIOS HONESTOS (COLEGAS, OU NÃO!)

Sábado , 24 de Dezembro de 2011 - 17:47h

BOAS FESTAS AOS AMIGOS E AOS ADVERSÁRIOS HONESTOS (COLEGAS, OU NÃO!)

 

Somos o que decidimos ser. Num ano de esquina para a Universidade Federal de Rondônia, somente a história poderá dizer se as lições foram aprendidas: para a vida pessoal, para a vida profissional e para a instituição.

O fato é que nada será como antes, porque será quase impossível juntar os cacos da história. Quando se abandona, para vencer uma disputa, o campo político pelo pessoal, mágoas e ressentimentos são insuperáveis, porque a dignidade das pessoas, de qualquer pessoa, deve ser respeitada, deve ser preservada incondicionalmente, até que se prove o contrário.

Em toda e qualquer situação, uma certeza: o caminho da mentira, da calúnia, da falsidade, da difamação, do pré-julgamento, do preconceito, pode até convencer as pessoas num primeiro momento; mas, jamais será vitorioso. Pena que no médio prazo, as coisas não façam mais tanto sentido, a não ser o de provar, tardiamente, quem estivera certo.

Lutei por princípios que me são caros: a fidelidade, a coerência, a liberdade e a democracia, desde onde me posiciono. Mas em ciência política, os mesmos princípios podem ser, igualmente, defendidos, de outra posição, mesmo que esta seja contraditória àquela. Mas essa visão em paralaxe é inalcançável a muitos, mesmo numa universidade. Então, vale a compreensão fácil do maniqueísmo, a percepção instantânea dos fatos, o ouvi dizer, a veiculação anônima de pseudo-verdades.

O lado bom de tudo é que aprendemos, ficamos mais unidos, criamos perspectivas para viver melhor pessoal e profissionalmente. Como sempre digo o sucesso a qualquer custo não me interessa; interessa-me o sucesso que alia ciência e felicidade, cultura e prazer, democracia e amizade.

Sem isso, ora direis (como diria Belchior), não sou nada!

QUE AS REALIZAÇÕES, NO ANO NOVO, NOS FAÇAM A TODOS MAIS FELIZES!

Fonte: acm

Quem sou

Passei em três vestibulares (1979, Filosofia; 1980, Administração de Empresa; 1981, Pedagogia – todos na Federal do Amazonas). ...


Links Relacionados

UNIR
UNIR-Ariquemes

 

Banco de Professores

Busque professores cadastrados em meu site


 

Agenda

© 2010 - Todos os direitos reservados - Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel - Rondônia/Brasil - 2010
Total de Acessos: 035675    |    1 usuário(S) conectado(s) no site